sábado, 1 de novembro de 2008

Era uma vez... Amores prontos de fábrica!


Tive que refletir sobre um comentário postado no texto anterior. Na verdade, esta é uma reflexão antiga e custosa. Mas por que não investigar mais profundamente o assunto?


O que nos faz crer que existem príncipes encantados?
Não existem príncipes encantados!


Nós mulheres aprendemos desde muito cedo a esperar pelo príncipe encantado de nossas vidas. Isso acontece, muito provavelmente, em função das inúmeras histórias infantis com as quais temos contato desde pequenas. Cinderela, Branca de Neve, Bela Adormecida, Rapunzel e mais um sem fim de outras personagens de contos de fada povoam a mente feminina com sonhos e expectativas de um dia serem salvas de um monstro, madrasta, bruxa ou dragão de plantão!


Geralmente oferecemos contos de fadas às crianças numa tentativa de fazê-las vivenciar as histórias para terem um palco onde possam trabalhar certos conflitos. Entretanto, tais contos, em sua origem, começaram a ser lidos entre adultos à guisa de entretenimento, em salões de conversas. Possuíam conotações muitas vezes pesadas, de cunho voyerístico ou exibicionista, chegando até mesmo à violência sexual; vide Chapeuzinho Vermelho. O tempo fez seu trabalho e algumas destas histórias sofreram mudanças para adaptar-se às novas demandas, sendo então consideradas úteis para crianças, uma vez que começavam a expor certas lições de conduta e comportamento. Sinistro isso...


Perguntem-se por um momento: Em que me pareço com a Bela Adormecida ou com qualquer uma dessas infelizes? Sim, elas são um bando de mulheres coitadinhas, infelizes ou preguiçosas! Leiam as histórias novamente em caso de dúvidas!


Acho, pessoalmente, uma má idéia fazer isso com os homens, mas levei tempo para entender esse processo, pois fui adestrada para esperar que um dia o tal príncipe aparecesse. Homens e mulheres possuem expectativas mais ou menos iguais no que diz respeito à conquista amorosa. Todos desejamos ser felizes, plenos e certeiros na escolha da pessoa amada. No entanto, quando partimos em busca de uma pessoa queremos que venha preencher nossas vidas cheias de lacunas feitas por nós mesmas; tendemos a jogar a responsabilidade sobre os ombros do outro, no caso os homens! E sabemos bem como fazer isso. Não é bom!


Vejam se querem mesmo uma relação com um destes príncipes ou homens de papel:


O da Branca de Neve: Deixou-a esperando num caixão, semimorta e engasgada, em busca de auxílio.
O da Cinderela: Flertou com as irmãs da Gata Borralheira e com quase todas as súditas, além de ter tido inúmeras crises com o ‘papai’ antes de tomá-la como esposa.
O da Rapunzel: Fez a moça jogar as enormes tranças pela janela para que então pudesse subir por elas e salvá-la... Ai que dooooorrrrrrrr!
O da Bela Adormecida: A moça ficou dormindo por 100 anos até que ele conseguisse encontrá-la e despertá-la. Ô demora...


Mulheres atenção! Essa é a melhor e mais eficaz receita para a frustração amorosa e o melhor modo de transformar homens em sapos! Não depositemos na conta masculina nossas debilidades infantis! Melhor seria resolvermos a questão, buscando dentro de nós as lacunas e preenchê-las com mais de nós mesmas: mais amor-próprio, verdade, valor, autoconhecimento. Se o fizermos, muito antes de nos sentirmos sozinhas, já teremos dissolvido esses padrões. E para aquelas que têm filhas mulheres, pensem bem antes de educá-las para amar segundo a Ordem Social dos contos de fadas!


Os homens não têm que ser a salva-guarda feminina, a panacéia de barba ou o elixir de testosterona, os homens devem ser apenas os homens, e nós, apenas as mulheres.


É fácil fazer isso?
Não, a vida não é fácil e nem têm garantias, mas é mais honesto. Homens de verdade, de carne e osso, como eu ou você, são bem mais interessantes, porque são simplesmente reais!


Flô

16 comentários:

DouglasFerT disse...

Eu tenho uma amiga que jamais namorou e está a espera de um princípe encantado perfeito.
Física e emocionalmente.

O que dizer a ela?

Que ela vai ficar esperando para TODO O SEMPRE!

Erich Pontoldio disse...

Eu acho que um grade erro q existe tanto das mulheres qto dos homens é esperar que a felicidade seja dada pela pessoa q irá conviver ao nosso lado .... a felicidade depende de nós e não do outro, se auto-conhecer, saber exatamente o que quer e pra onde quer ir é importantíssimo para o caminho da felicidade e do mundo bem melhor ... qdo vc estiver em harmonia interna qualquer sapo vai virar príncipe,

Abner Moreira disse...

Vaaaaaaleu mesmo pela força!
Volte sempre! ;)

Nefer Nefer Nefer disse...

Adorei a foto dos sapinhos hahahaha!
Tem todo um fundo por tras desses contos mesmo, que acabaram se perdendo, tem até uma comunidade no orkut e acho que é um livro, PSICANALISE NOS CONTOS DE FADA, é bem por ai. Levei anos e anos da minha vidinha pra entender que principes só no cinema agora...lindos e perfeitos, agora só os desencantados, de tudo. Mas GENTE COMO A GENTE. O importante é o olho no olho, o resto, a gente inventa...

Patrícia Andréa disse...

Tb acho q não existam príncipes encantados... Talves os caras normais é q sejam encantados aos nosso olhos!

Bjus e bom domingo!

Fernanda Rodrigues disse...

O que faz do homem um príncipe encantado é o amor que por ele sentimos. O problema é quando este amos vai deixando de existir... aí o príncipe vira sapo! =P

Adorei o blog!
Besos!

Anônimo disse...

Gostei e concordo em gênero, número e grau com tudo que disse!
A mulher contemporânea é, e pode muito mais do que elas próprias imaginam e acreditam .Posso até está parecendo extremamente feminista nestas palavras , mas não é isso não, da mesma forma que acredito que as mulheres mudaram ,penso que os homens também.
Creio que um bom remédio para isto tudo seja para de tirar uns pelos outros e se dispor a conhecer de verdade sem pré julgamento.

Tânia N. disse...

A felicidade está em nós e pode ser "aumentada" por fatores externos...rs!

Anônimo disse...

Não devemos transformar nossas expectativas e anseios em um fardo a ser lançado sobre os ombros de nossos parceiros. O príncipe encantado muitas vezes precisa ser encontrado primeiro diante do espelho.

http://valacomum.wordpress.com/

Patrícia Andréa disse...

Olá!!

Passa lá no meu blog q tem post novo!

Bjus e tenha uma boa semana!

Unknown disse...

Flô
Esse texto me fez lembrar da música do Erasmo Carlos, lembra-se que comentávamos uma vez sobre o complexo de Cinderela?Sempre me lembro das conversas que tínhamos e acredite hoje ao abrir seu blog era exatamente este texto que precisava ler.
Tenha um grande dia.

Anônimo disse...

Vc tem toda razão amiga! Que texto perfeito, pq é exatamente isso que acontece até despertarmos p. a verdade muito mais fácil, porém sempre escondida de nós durante gerações e gerações... Vou acompanhar sempre! bjs

Eu disse...

Acredito q o grande erro é confiar a sua felicidade na dependência de terceiros, ou mesmo segundos...
Parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

não posso dizer muita coisa, mas uma delas, eu não posso deixar de dizer:

quanto às lacunas a que você se referiu, concordo com você, e acho que é mais importante a gente aprender a viver sozinho e feliz, sem ter que jogar essa responsabilidade em cima do ombro do outro, seja ele homem ou mulher, não é mesmo?
você falou certo, a gente cresce criando expectativas tão ilusórias, acho que todo mundo seria mais feliz se aprendesse desde cedo a fazer o possível pra concretizar a felicidade interior...

beijos, prima... até daqui a 45 dias (falando assim parece muito, mas nem vai ser! hehehe)

Patrícia Andréa disse...

Oi!!

Passa lá no meu blog q tem post novo!

Bjus e bom fds!!

Raquel disse...

Você está certíssima Flavinha!Mas, devo lhe confessar que ainda estou em processo de libertação desses estereótipos. Adorei o texto. Falou direto à minha alma.
Beijo.