terça-feira, 21 de outubro de 2008

Feito para quebrar...

Vocês já observaram que hoje em dia as coisas são feitas para quebrar? Houve uma época em que os objetos duravam, mas isso já era! Do telefone celular às peças de automóveis, tudo hoje é tão frágil, que dá medo de tocar, pois pode quebrar... E quebra!


Neste tempo de descartabilidades (nem sei se esta palavra existe), tem que ter dinheiro, senão já viu! E haja dinheiro para repor aquilo que quebrou! E nesse ritmo, toca a fabricar coisas. Não me deterei aqui falando sobre como o processo de industrialização desenfreada é prejudicial para o planeta e, obviamente, para nós também, não falarei tampouco sobre o consumo cego, menos ainda sobre como nós mantemos esse sistema funcionando. Deixo esse tópico para a auto-análise.


Nostalgias à parte, lembro-me perfeitamente de coisas que tinha e que foram feitas para durar, a exemplo do meu par de patins, da marca Bandeirantes; plataforma simples de amianto, regulável, com tiras para prender os pés. Não tirava o brinquedo por nada, nem por comida grátis! Dos 8 aos 16 eu usei os benditos patins em tempo semi-integral. Sem exageros! Só não ia pra escola e nem dormia com eles, porque não me deixavam. Durou, durou, durou até que acabou, naturalmente! Quando ganhei um par novo, desta vez um roller, não durou 1 ano... Até hoje sonho com meu velho e bom par de patins!


Tudo bem, coisas quebram mesmo, mas boa parte das coisas que compramos atualmente é capaz de quebrar mesmo antes que você possa dizer as palavras:
Que legal esse negócccc... Poxa quebrou!

Experiências de campo:


Aparelhos de som: Aperte o botão do open disc e dê tchauzinho para o CD. O aparelho estava com fome.


Aparelhos de telefone: Converse bem durante meia hora com seu amigo até a ligação começar a picotar e parecer estar sendo feita da China. Olhe atrás do aparelho e verá escrito: Made in China.


Persianas, minhas favoritas: No primeiro dia abra uma vez, feche uma vez, suba uma vez, abaixe uma vez, só para testar. No segundo dia suba as benditas para entrar sol e tente fechar...


Panelas: Faça um caldo, tire a tampa para experimentar a iguaria. Fica o pegador na mão e a tampa na panela.


Isqueiro de carro: Precisa falar?


Caixinha de Cd: Se cair, quebrará, rachará ou perderá os pininhos de suporte para o Cd!


Controle remoto: Remoto onde? Acho que vem quebrado de fábrica. Só funciona a 50 cm de distância, logo não é remoto!
Papa-bolinhas: Aquela maquininha de tirar bolinhas das roupas de lã. A primeira que comprei não chegou nem a funcionar, já a segunda, até o momento, vem papando bem. Vamos ver até quando.


E não é por falta de delicadeza não, hein! É que as coisas são feitas de um material qualquer que não agüenta o tranco do dia-a-dia. Tranco no bom sentido, claro!


Hoje, o que dura mesmo é a esperança de que vamos comprar coisas que durem mais do que apenas alguns meses. Mas não sei se é bom ter esperança, já que esta estava na Caixa de Pandora, portanto se fosse bom ter esperanças, o quê diacho ela estaria fazendo lá dentro?


Flô

16 comentários:

Anônimo disse...

kkkkkkkkk

Me diverti com a sua reflexão . rsrsr

Ah.. sua persianas dão trabalho pa vc não chamou a DLD Decorações .. kkkkkkkkkkkk

Bjs .. adorei o post..

Anônimo disse...

Muito boooommmm....
Gargalhei muito......
Alegrou meu dia...e o finalzinho adoçou a boca da amiga tarologa aqui"!!!!rsrs
Bárbaro!!!
bjs

Unknown disse...

Mas pior q é bem verdade q as coisas antigas não quebravam tão facilmente...
Tipo aqueles celulares tijolões (q tava mais era pra arma branca...), q caiai no chão milhões de vezes e não quebrava nem nada...
E hj em dia, qqer probleminha q tem o aparelho, já pode descarta, pq nem conserto tem mais (tipo aqueles ipod...)

Passa lá no meu blog tb:
http://blogdapattyandrea.blogspot.com

Anônimo disse...

Ótimo post !!!

Adorei !!!

Beijocas !!!

Nefer Nefer Nefer disse...

Muito bom, me fez lembrar da minha prima, não vou citar o nome dela porque ela é ostra, enfim, ela tinha patins como esse e também passava o dia assim...coisas do tempo que a gente achava que tudo era para sempre, até o tempo das coisas.

bruno.ganem disse...

interessante, más...

Estou me formando em Engenharia de Produção e, realmente, é por aí que as coisas andam... Mas pq?

Estudos do comportamento do consumidor mostram que este tem o desejo de usar um produto cada por um período menor. Como as tecnologias se renovam a cada dia não faz sentido investir em um produto para durar décadas. Então, os produtos são feitos sim para durar poucos anos, já que em geral seriam descartados de qualquer forma.

Agora, o Bruno consumidor...

Eu não sou daqueles que perseguem as últimas tecnologias. Para mim, a boa e velha máquina de lavar que durava 30 anos seria um ótimo negócio.

Um abraço,

Bruno Ganem
www.ideiasdoganem.blogspot.com

Liberdade Sagrada disse...

Isso se dá pelo fato da industria de produtos perceber que poderia existir outra industria tão lucrativa quanto produtos ou até mais....

Trata-se da industria de reposição de peças hehehehhe


É o capitalismo querendo que vc nao pare de consumir....


Bom humor na análise!


www.liberdadesagrada.blogspot.com

Rubens Rodrigues disse...

Exatamente!
Tudo sai de fábrica com data para dar defeito, é só esperar, mais cedo ou mais tarde!

Erich Pontoldio disse...

Persiana e caixinha de cd ... amei!!!
É bem isso mesmo ... o trilho quebra toda semana e as caixinhas de cd ja chegam quebradas em casa.
Agora a onda é vender os cds em embalagens de papelão, coisa simples ... é a evolução da concorrencia e a briga pela queda dos preços.

Carolzinha disse...

Engraçado que antes de você comentar de todo o consumismo e o que nós mesmos fazemos pra contribuir com isso, fui pensando a respeito conforme fui lendo seu post e você mesma disse. Realmente colaboramos muito pra isso e mal ou bem, acabaremos nos tornando descartáveis também... fazer o quê??
Só não lembro mesmo do que da minha época que tinha tanta durabilidade assim... acredito que nada. É... acho que na minha época já era tudo no estilo "vagabal" mesmo... aff...!
Mas ae... ótimas reflexões...! =]

Bom fds, prima!
Beijo no coração. =**

Flor Falante disse...

Ai meu Deus... tô ficando véia, é isso?
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Marcelo disse...

Huahuahauhaua rachei os bicos com o post, bem legal rs



Visitem e deixem seus comentários.
http://tchannannan.blogspot.com/
http://tchannannan.blogspot.com/
http://tchannannan.blogspot.com/

Augusto disse...

Parabéns pelo post hehehehehe


E muito sucesso para vc.

Anônimo disse...

hahahahaha!
adorei!
o que você falou sobre as persianas é uma verdade absoluta! hahaha

bem, mas pelo menos assim a gente pensa (ou deveria pensar) melhor antes de gastar dinheiro...

beijão, prima, me avise sempre que escrever que volto com o maior prazer!

Emília Monteiro disse...

Pois é, amiga !! Isto tudo só em se falando de "coisas"...
Mas a nossa vida afetiva também está assim... Estamos na era do "Nescau Prontinho do Amor"... Se a pessoa nos ama à primeira vista, se é lindo, não tem bafo, tem bom papo e bom em outras "cositas mas", então ele é legal, mas se tem qqer defeito de fábrica, a "fila anda"!!Somos consumidoras exigentes.
E no geral ficamos com a mesma sensação de quando compramos uma tv que o controle não funciona, a expectativa daquilo nos fazer feliz é frustrada e ficamos apenas com um "remoto controle"!!
Será que também temos um coração "feito para quebrar"?Será que este comentário está parecendo "Sex and the City"? KKKKKKKKKKKKKK !!!
Grande beijo !!!!

Anônimo disse...

Vc tem toda razão... as danadas das persinas.... dá vontade de se pendurar nelas logo p. fazer um serviço bem feito! kkkkk