quarta-feira, 15 de outubro de 2008

O Tempo...


Salve!


Decidi começar esta série de postagens falando sobre o tempo.


O que é o tempo? Algumas pessoas dizem que o tempo é uma medida para facilitar a contagem dos dias, outros dizem que o tempo tem todo o tempo do mundo, e há aquelas que dizem que o tempo não existe, que é só uma ilusão do nosso tempo...


Einstein dizia que o tempo é relativo... Relativo a quê? A quem? Quando? Como? Por que? Hein?? Caetano Veloso disse em uma de suas célebres canções: "És um Senhor tão bonito, como a cara do meu filho, tempo, tempo, tempo, tempo. Vou te fazer um pedido, tempo, tempo, tempo, tempo..."


O tempo está em todas as partes: Tem a garota do tempo (da meteorologia), o tempo dos avós, o tempo da nossa infância, o tempo de vida que temos, o tempo das estrelas, o tempo verbal, o tempo de férias (sempre curto), o tempo da bateria da escola de samba, tem até a fonte do word, tempus sans...


Considerando a relatividade do tempo, este às vezes passa rápido, outras devagar, depende do quê estamos vivendo naquele tempo! Todos já passamos por momentos assim. Uma fila de banco demora uma verdadeira eternidade para andar, já um bom filme em boa companhia passa como um flash. Deram a esse fenômeno o nome de Tempo Psicológico.

Os povos da anti
güidade (deixe-me aproveitar enquanto existe trema), perceberam o tempo de muitas maneiras distintas e o contaram de formas diferentes de nós, seres da modernidade! Naquelas épocas, penso que as pessoas tinham tempo para quase tudo: Para plantar e colher, para comer e dormir, estar com os amigos, festejar a boa colheita, preparar-se para as estações, tinham tempo para falar sobre fatos importantes da comunidade...

E hoje, o que fazemos com o tempo que não temos?


Acordamos quase sempre sem tempo, em cima da hora de tomar uma ducha, engolir uma comida (quando o fazemos), levar correndo os filhos à escola, correr para o trabalho, trabalhar como loucos, com os prazos curtos, engolir novamente o almoço correndo, porque senão não sobra tempo; voltar rápido e ligeiro para o trabalho... Terminada a jornada laboral, temos muitas vezes que passar correndo no mercado e 'caçar' alguma coisa para o jantar e, cansados do dia exaustivo e corrido, queremos mais uma vez correr para a cama e enfim, dormir! Depois dizemos aos filhos: 'Não corre, menino!' Santa incoerência, Batman!


Acho que essa história de modernidade... Não sei não, hein!

As pessoas andam tão sem tempo, que nos dias dos aniversários dos amigos, preferem mandar um scrap rapidinho pelo Orkut, do que telefonar para eles, sair, vê-los...


Nesta semana, quantas vezes dissemos a alguém que estávamos sem tempo? Em nome do quê fazemos isso?


Bem, para essas questões eu tenho, e ao mesmo tempo não tenho respostas satisfatórias. Ficam aí estas palavras, que podem e devem ser completadas por outras palavras, a qualquer tempo !

Um bom tempo para todos!
Flor do México

10 comentários:

Anônimo disse...

Oi Professora!
O seu blog está lindo! E a abordagem do tema está muito legal!
Botarei o seu blog em meus favoritos para fazer as visitinhas. Continue assim! Está show!
Meus Parabéns!
Beijos

Anônimo disse...

"time is the master"
adorei e concordo com você...
não tenho muitas tarefas no meu dia-a-dia, mas sei bem como são as coisas quando a nossa vida fica corrida: aproveitamento ínfimo das coisas que realmente deveriam receber o devido valor.

e é engraçado, agora que eu tô na casa dos 20, quando olho pra trás parece que já passou muuuuuuuuuito tempo...
mas, infelizmente, faz parte!

vou te linkar, assim que eu aprender a fazer isso no meu blog...
beijão, prima!

Anônimo disse...

Mulher...adorei o texto.....
Virei fã de carteirinha!!!!
Pois é..pois é....perdemos o instinto ciclico....e corremos contra o tempo!!!!
bjs
Marcela- fã de carteirinha....
* chorei c a playlist do seu blog

Nefer Nefer Nefer disse...

Bem...não lembro o que escrevi antes...sorry...mas deve ficar melhor agora:
- Bem-vinda minha mais nova amiga de infância ao mundo dos blogueiros!

Adorei o tema, o texto, amo Caetano, o tempo é sábio, muitas vezes. E um lindo Orixá. O tempo me deu tempo de ser Eu...pena ser tudo tão caótico ás vezes. O tempo nos dá a oportunidade de voltar ao tempo.
Filosofei...vou parar se não escrevo infinitas viagens.
Beijos na sua alma iluminadíssima !

Anônimo disse...

sucesso pro teu blog jah q está começando agora...
eu iria escrever mais, mas eh que eu estou com pouco tempo,entao...rsrsrsrs


http://s2simpleplanjg.skyrock.com/

Paulão Fardadão Cheio de Bala disse...

O tempo é redondo.

Carolzinha disse...

Ei primusca! Coincidência é essa heim... criamos o blog praticamente no mesmo tempo! :p (sem zoação com o seu post, que na minha opinião, ficou fenoamenal, ainda com essa imagem que acho o máááááximo! Só ainda não aprendi como colocá-la!!)
Gostei muito da parte em que comentou que na antiguidade (não sei colocar trema, sorry...)as pessoas tinham mais tempo. E assino embaixo. Acho que não só tinham mais tempo, como aproveitavam muuuito melhor! Ah, se inveja matasse!! O que me console é que alguma época já vivi isso, então tube bem!! =]
Hoje em dia acho que nos são cobradas tantas coisas em tantos momentos, que realmente... às vezes desejamos que os dias tivessem mais algumas horas!!!

Saudade grande! E quando estiver ae, aproveitarei muitíssimo bem o NOSSO tempo, se Deus quiser! \o/
Beijo no coração! =**

Erich Pontoldio disse...

Tempo ... tempo é a maneira de medir as ações ... tempo é questão de preferencia em nossa vida!!!

parabéns pelo blog e boa sorte.

Chéri disse...

Estava meio sem tempo de passar aqui antes. Mas arrumei uma pausa no meio do grande nada para te deixar um beijão!

Randal disse...

pois são os mistérios de nossa videenha maluca.